Interfice errorem, diligere errantem

Cur. Vitae

2016: Regresso a BIOPáginas em regime de freelancer.
2013: Director de Desenvolvimento na Logicpulse Tecnologies, www.logicpulse.pt
2009: Criação da  empresa BIOPáginas – Consultoria e Engenharia, www.biopaginas.com
2007: Lançamento do alojamento Web SAFE-NET, Safe Internet Solutions.
2007: Início da actividade como freelancer.
2001: Entrada nos quadros da Critical Software.
2000: Colaborador na Critical Software.
2000: Formador em C++/VC++ 6.0 e VBasic 6.0.
1999-2000: Entrada nos quadros de Advisor – Consultoria e Tecnologias de informação.
1998: Participação no 3º encontro de Gestão e Tecnologias de Informação.

 

Habilitações Académica

2007: Fim do Mestrado em Eng. Informática.
2005: Certificação em PHP
2000: Formação sobre utilização avançado do MS Access na Rumos.
1996: Inicio na Licenciatura em Eng. Informática.
1996: Curso Tecnológico Profissional de Informática (Nivº 3 europeu).

 

Aptidões técnicas
Programação em ambiento Web, Web Responsive – HTML5 + JS, JQuery, CGI, ASP, ASPX, JSP e PHP.
Programação de dispositivos móveis: WinCE, Windows Mobile, Windows Phone, Android, PhoneGap.
Programação em linguagens RAD – Visual-Basic (4,5,6, …, 2015) e Delphi (4,6,7).
Bons conhecimentos em XML(XSL/XSD).
Programação em Java – java, J2EE.
Programação em linguagens de médio e baixo nivel – C, C++, Pascal e Assembly.
Programação Informix IDS – 4GL.
Gestão de Base Dados – Informix IDS, SQLServer, Oracle, MySQL e PostgresSQL.
Gestão de Redes e Maquinas Windows.
Gestão de Maquinas Linux.
Gestão de Servidores WEB (IIS e Apache).

 

Perfil Pessoal
Autonomia.
Robustez emocional.
Autodidacta

 

Projectos Realizados

 

LumberJack (2016)
Criação do produto Lumberjack para os profissionais da indústria da Floresta. É responsável pela criação, desenho e implementação do produto. Tecnologias base: html5, JQuery, PhoneGap.

 

GesConfig (2016)
Participação no produto GesConfig para o cliente West Sea – Estaleiros Navais de Viana do Castelo. Foi responsável pela criação, desenho e implementação do produto. Tecnologias base: html5, aspx e C#.

 

FazendaGirassol (2015)
Participação da loja online da FazendaGirassol. Foi responsável pela adaptação do projecto NOPCommerce para integração com a infraestrutura em PHC do cliente. Tecnologias utilizadas: aspx e C#.

 

Fleet.track (2015)
Participação no produto Fleet.Track. Foi responsável pela reformulação do produto para uma utilização distribuída, directamente da Cloud. Tecnologias base: html5, aspx e C#.

 

Time.track (2015)
Participação no produto Time.Track. Foi responsável pela migração do produto Assiduity.Track da plataforma Windows para uma utilização distribuída, em html5, na Cloud. Tecnologias base: html5, aspx e c#.

 

Q.track (2014)
Participação no produto Q.Track. Trata-se de uma gestão de filas com TVCorporate. Foi responsável pela reformulação e optimização do produto para a Cloud, suporte de Smartboxs Android, Raspberry PI e terminais Android. Tecnologias utilizadas: java, aspx, C#.

 

Assiduity.track – INEM (2013)
Participação no produto Assiduity.Track. Foi responsável pela reformulação e optimização do produto Assiduity.Track para o Cliente INEM. Tecnologias utilizadas: aspx e C#.

 

WEBRega – Instituto Superior de Agronomia (2011)
Desenho e implementação, em conjunto com o Instituto Superior de Agronomia, de uma aplicação de simulação em ambiente web incorporando vários modelos de regas, intitulada WebRega. Foram utilizadas tecnologias Microsoft como o C# VB.Net para o servidor de modelação, PHP para a interface com o utilizador.

 

CRYPTO/PXSU – Galileu – European Space Agency (2006)
Participação no projecto CRYPTO/PXSU para o projecto Galileu na fase de arquitectura, desenho e implementação do módulo de comunicação com o bus de dados Mil-STD 1553b. Foi utilizado Ada95.

 

GOCE – European Space Agency (2006)
Participação no projecto GOCE para o European Space Agency. Responsável na preparação do ambiente de testes em Ada95.

 

SIGP – Fapricela (2005)
Na continuação do projecto Fapricela, foi implementado um canal de eventos, utilizado o paradigma de mensagens, para integração de duas bases de dados diferentes, SQL Server e Sybase Anywhere. Neste mesmo projecto foi também realizado um sistema de reporting genérico para permitir ao cliente a criação e instalação de relatórios. Foi utilizado Delphi7.

 

BDJur2 – Almedina (2004-2005)
Na continuação do projecto Bdjur, foram acrescentadas capacidades a aplicação para suportar documentos de input genéricos. Foi também criado uma ferramenta de script, com o respectivo IDE para permitir ao cliente customizar programas de parsing de forma independente. Foi utilizado Delphi7.

 

WorkOrder – InterAcesso (2004)
Implementação de uma gateway entre o protocolo pop3 e o produto WorkOrder para permitir a interacção do produto WorkOrder via email. Foi utilizado o J2EE.

 

IMPACK – Soporcel/Portucel (2003-2004)
Desenho e desenvolvimento de várias aplicações MRP para apoio a planeamento de produção e aprovisionamento para a Soporcel. Foi utilizado a especificação criada pela consultora Accenture. Foi utilizado o Delphi 7 e o Informix IDS Dynamic Server para DBMS.

 

SOPORCEL-MANUTENÇÂO  (2003)
Apoio na conversão do sistema de informação da Soporcel e desenvolvimento de novas funcionalidades para a área de manutenção dessa mesma fábrica. Foi utilizado o Delphi 7 e o Informix IDS Dynamic Server.

 

EXTRANET-SOPORCEL – Soporcel/Portucel (2003)
Desenvolvimento de produção de relatórios online para apoio a decisão no grupo Portucel-Soporcel. Foi utilizado Java Server Pages (JSP) e J2EE para implementar a interface Web integrada no sistema de informação global.

 

SADREG – Instituto Superior de Agronomia (2003)
Desenho e implementação, em conjunto com o Eng. José Manuel Gonçalves (Instituto Superior de Agronomia), de uma aplicação de simulação de regas intitulada SadReg. Foram utilizadas tecnologias Microsoft como o Visual Basic 6 para a criação da interface com o utilizador e o Visual C++ 6 para o núcleo aplicacional.

 

ProQoSsl – European Space Agency (2002)
Desenho e implementação de um protótipo para a ESA de implementação de QoS para ligações via satélite. Foi feito uso do protocolo IOTP para comunicação entre as entidades intervenientes. Julga-se ser a primeira implementação deste protocolo. Foi utilizado neste projecto o Suse Linux e o desenvolvimento foi feito com base no C++ para o núcleo e o PHP para o sistema de configuração via intranet.

 

IGPS – Soporcel/Portucel (2002)
Desenho e desenvolvimento de uma aplicação Web de produção de relatórios online para apoio à decisão no grupo Portucel-Soporcel. Foi utilizado Java Server Pages (JSP) e J2EE para implementar a interface Web integrada no sistema de informação global.

 

IGPSImport – Soporcel/Portucel (2002)
Desenho e desenvolvimento de uma aplicação de importação dinâmica de dados para a plataforma IGPS. Foi utilizado Java para o desenvolvimento e integração com o IGPS.

 

INTRANET-SOPORCEL – Soporcel/Portucel (2002)
Desenho e desenvolvimento de um sistema Intranet para a empresa Soporcel, um importante produtor europeu de pasta de papel. Trabalhando num projecto em ciclo completo, de acordo com os standards de controlo de qualidade. Foi utilizado Java Server Pages (JSP) e J2EE para implementar a interface Web integrada no sistema de informação global.

 

SEDAM – Instituto Superior de Agronomia (2001-2002)
Desenho e implementação, em conjunto com o Eng. José Manuel Gonçalves (Instituto Superior de Agronomia), de uma aplicação de simulação de regas intitulada Sedam. Foram utilizadas tecnologias Microsoft como o Visual Basic 6 para a criação da interface com o utilizador e o Visual C++ 6 para o núcleo aplicacional.

 

SOPORCEL-EURO – Soporcel/Portucel (2001)
Alteração do software 4GL da plataforma MIS da Soporcel para suporte da moeda Euro.

 

BDJUR – Almedina (2000-2001)
Desenho e desenvolvimento de uma base de dados jurídica para a editora Almedina. Responsável pela apresentação WEB.

 

FULBRIGHT – Comissão Cultural Luso-Americana (2000)
Desenho e implementação da aplicação cliente/servidor “Fulbright” de gestão de bolsas para a Comissão Cultural Luso-Americana. Trabalhando no projecto em ciclo completo numa equipa de duas pessoas. Foram utilizadas tecnologias OO com Delphi e Visual Basic para implementação da aplicação cliente. Responsável pelo planeamento e contactos com o cliente.

 

www.comtronico.com – NextPortugal (2000)
Desenho e implementação de vários comércios electrónicos, um deles sendo Multi-Level-Network com funcionalidades interessantes como por exemplo negociação de preços e multi-distribuidor. Todo o sistema, front-office e back-office foram criados com base no VBasic 6 e foi disponibilizado no Internet Information Server.

 

www.next-academy.com – NextPortugal (2000)
Baseado no motor do estudar-na.net foi criado um centro de aprendizagem para o distribuidor NextPortugal (distribuidor de material informática). Todo o sistema, front-office e back-office foram criados com base no VBasic 6 e disponibilizados no IIS.

 

www.estudar-na.net – Advisor (2000)
Desenho e implementação de um sistema de e-learning. Todo o sistema, front-office e back-office foram criados com base no VBasic 6 e disponibilizados no IIS.

 

NEOCOLA – Neocola(1999)
Implementação de um sistema de informação para assistir na produção da fábrica Neocola (bebidas gasificadas). Foi utilizado o Visual Basic 6 para a interface com os utilizadores e o MS SQLServer para motor de base de dados.

 

Diversos – (até 1999)
Criação de uma Enciclopédia Musical.
Projecção de um sistema de informação para farmacias em UML.
Realização de um servidor de mensagens para UNIX.
Participação num estagio de investigação sobre DataWareHouse e compressão de dados.

 

Área Web

Cliente: Epoch Multimedia, www.epochmultimedia.com

http://www.afcal.pt (*,**)

http://www.tecnep.pt (*,**)

http://oeste2020.am-oeste.pt (*,**)

http://www.postscriptum.pt (*,**)

http://www.atahca.pt (*,**)

http://www.uceaml.com (*,**)

http://www.aml.pt/rete (*,**)

http://www.aml.pt (*,**)

http://www.externatodoparque.com (*,**)

http://www.elocom.pt (*,**)

http://www.gov-civil-lisboa.pt (***)

http://www.cm-loures.pt (***, ****)

 

Cliente: Critical Software, www.criticalsoftware.com

http://www.retmarker.com/ (*,**)

http://bdjur.almedina.net/ (*,**)

https://e-portal.soporcel.pt/xnetps/ (***)

http://www.criticalhpc.com/(*,**)

 

Cliente: André P. Muga
www.safe-net.eu (*****)

www.web-monitor.org (*****)

 

Legenda:
Níveis de participação:
* – Concepção
** – Implementação
*** – Optimização
**** – Auditoria
***** – Participação total

Deixar uma resposta